
Antes de desenvolver o texto, quero explicar o título: Ensino remoto é a modalidade onde o próprio professor da disciplina, conduz através de tecnologias digitais, sua disciplina. Ensino a Distância, é realizado por material institucionalizado, acompanhado por tutores em polos.
Quando o isolamento começou, foram suspensas as aulas, inicialmente por 30 dias. Poucos foram os pais que não se conscientizaram dessa importante medida. Para o ensino médio, aparentemente a alternativa foi ensino remoto e está acontecendo com plataforma e distribuição de materiais nas escolas estaduais, para os alunos que não possuem acesso a internet.
A secretaria de educação de Lages, informou que está realizando o planejamento para início de aulas remotas em seu comunicado enviado aos diretores da seguinte forma:
- Educação Infantil
Não serão oferecidos materiais para ensino não presencial, seguindo a LDB e BNCC
- Ensino fundamental
Anos iniciais – Não serão oferecidas atividades não presenciais.
Anos finais – Serão oferecidas atividades para ensino remoto, de forma complementar, devendo neste momento avaliar a eficácia deste método.
Comentário
As plataformas e serviços de educação a distância, oferecem a algum tempo os seus serviços através de fundações ou mesmo rede privada de ensino, os gestores públicos e educadores observam com certa relutância esta forma de aula não presencial, pois principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental é de extrema importância o fortalecimento do vínculo para aprendizagem, não apenas entre aluno-professor, mas também aluno-aluno.
O coronvavírus, causou uma abrupta necessidade de adaptação por parte dos professores, para oferecer aos alunos o mínimo de conteúdo, vale parabenizar o esforço dos professores, equipe pedagógica e gestores que estão literalmente “correndo atrás” destas tecnologias digitais.
Agradeço pela leitura!
Prof. Anderson Borges