
Sou o professor Anderson Borges e hoje vou falar sobre como o coranavírus (COVID-19) está impactando na educação. O assunto é muito extenso então vou falar das principais medidas adotadas pelo MEC e as principais dúvidas sobre o que fazer nesta situação.
Pelo mundo, Os impactos da pandemia do novo coronavírus sobre a educação estão afetando 849,4 milhões de crianças, jovens e adultos em todo o mundo, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Os 200 dias letivos
No Brasil, foi publicada uma medida provisória que, flexibiliza a obrigatoriedade dos 200 dias letivos, ou seja, a carga horária está mantida, o que não precisarão serem cumpridos são os 200 dias letivos. Quem está fazendo aula a distância está contabilizando para a carga horária.
ENEM
Segundo o ministério da educação o ENEM está mantido, então alunos fiquem atentos para as datas e continuidade do estudo. As provas do Enem 2020 estão marcadas para 11 e 18 outubro, na versão digital, que será realizada pela primeira vez, e 1º e 8 de novembro, na impressa. As inscrições para ambas deverão ser realizadas de 11 a 22 de maio.
Plataforma AVAMEC
Outra informação do MEC, é que a plataforma virtual de aprendizagem, AVAMEC, teve record de acesso nesta época, são 89 cursos sobre BNCC, gestão escolar, etc…
Merenda Escolar
O MEC ainda avalia a destinação da merenda escolar para as famílias em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de educação
Dinheiro direto na escola
E por fim o MEC destinou R$ 450 milhões de reais para 64mil escolas do recurso de Dinheiro direto na Escola para compra de materiais de higiene, como Água sanitária e alcool em gel entre 16 e 17 de março.
Rede municipal de educação Lages-SC
Em Lages ficou decidido pela suspensão das aulas na rede municipal de ensino a partir de quinta-feira (19 de março), pelo período de 30 dias, impactando os mais de 16 mil alunos dos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims), Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) e Escolas Municipais de Educação Fundamental (Emefs). Um novo decreto, com as novas diretrizes será publicado com detalhes que abordarão antecipação de férias e reposição de aulas.
ABAIXO PERGUNTAS DA MATÉRIA https://gauchazh.clicrbs.com.br/
O que acontece quando a escola ou rede de ensino não puder ministrar aulas a distância?
Nesses casos, a orientação é de que atividades escolares devem ser repostas, seja em relação aos conteúdos como aos dias letivos.
Meu filho terá o aprendizado necessário?
Fundador da consultoria Educa Insights, Daniel Infante explica que grande parte dos alunos percebe que a qualidade das aulas a distância é a mesma das aulas presenciais.
— O futuro da educação é híbrido (com aulas a distância e presenciais), já acreditávamos nisso antes mesmo do coronavírus. Eventualmente, o volume de alunos no curso EAD será o mesmo do presencial. E não há, necessariamente, perda de qualidade — defende Infante.
Creches devem oferecer serviços extras para compensar dias parados?
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, recomenda que, sim, creches e berçários devem oferecer alternativas como passeios fora dos dias e horários tradicionais de oferta do serviço e colônias de férias ou desconto na mensalidade para compensar a suspensão das atividades durante a pandemia
As aulas nos Anos Iniciais e Anos Finais não devem ser obrigatoriamente presenciais?
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) admite que os sistemas de ensino estaduais e municipais, coordenados pelas secretarias de Educação e pelos conselhos estaduais e municipais de Educação, podem, em situações emergenciais, autorizar a realização de atividades a distância também no Ensino Fundamental.
Pesquisa com alunos do Ensino Superior
Estudo sobre o impacto do novo coronavírus na educação superior, realizado pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insights e divulgado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), mostra que 94% dos alunos que cursam ensino superior presencial em instituições particulares de todo o país pretendem dar continuidade aos estudos, independentemente dos impactos da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).
Direitos do consumidor
Devo seguir pagando a mensalidade integral enquanto a escola está fechada?
SIM – Caso a escola tenha realizado um plano para reposição ou aulas remotas.
Aulas remotas ou EAD?
– A Educação a Distância (EAD) é compreendida como uma modalidade com conteúdo autoinstrucional em que os alunos contam com apoio pedagógico por meio de tutores.-
As aulas remotas são ministradas, em sua maioria, no mesmo horário convencional da aula presencial e pelos próprios professores da disciplina, usando recursos tecnológicos.
Espero ter ajudado! Visite minhas redes sociais e saiba mais…
https://www.facebook.com/aborgeslages
REFERÊNCIAS
https://www.youtube.com/watch?v=ATgBaZf4lu0 Ministro da Educação
http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/54681 MEC