3 dicas para planejar e transformar aula em “show pedagógico”.

O início do semestre chegou e como se preparar para transformar aquelas aulas do tipo “O que tem pra hoje?” em um “show pedagógico”. Tudo passa por um bom planejamento, então vamos lá!

Com o avanço da tecnologia digital, a atividade docente está se transformando também, exigindo do professor atrair o entusiasmo do aluno. Sei que muitos vão dizer “Eu não fui ensinado assim…”. Sei melhor disso do que ninguém, antes de formação pedagógica, toda minha formação foi técnica e diga-se de passagem com pouca ou quase didática nenhuma.

Abaixo coloco alguns links para auxiliar os professores a pensarem como planejar um “show pedagógico”, atrativo e motivador.


1 – No planejamento…

A Fundação Lemann, está em destaque, com apoio e auxílio aos docentes no planejamento de suas atividades. Abaixo um link para entender o cenário da educação em 2020 e materiais de apoio para planejamento.

Fundação Lemann


2 – No inicio das aulas…

Uma técnica utilizada na educação básica e pode ser replicada para o ensino superior e técnico, é a técnica “Umbral”

Nessa estratégia abaixo o professor(a) recepciona os alunos, com devida adaptações para outras séries, o professor pode criar uma melhor conexão. O aluno(a) precisa saber que faz parte da aula, o investimento de tempo em troca de idéias e apresentação do plano de aula, é um investimento ao engajamento do aluno em um período maior da aula.

Técnica Umbral


3 – Metodologias Ativas…

Na geração digital, onde crianças de 3 anos já tem acesso a smartphone, computadores e mundo digital, somente o quadro negro e cópia de conteúdo não tem mais vez. É preciso adaptar o ensino a nova realidade, várias linhas de estudos de metodologias ativas estão sendo aplicadas com sucesso, desde o ensino de ciências do fundamental, até nas engenharia por exemplo. Deixo abaixo um links de sites interessantes para aprofundar no assunto…

Metologias ativas

Desejo a todos professores(as), coordenadores(as) pedagógicos, gestores(as), alunos(as), família e comunidade escolar um excelente e muito produtivo 2020. “Juntos por uma educação transformadora”

Prof. Anderson Borges

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *